Home / Saúde / UBSs de Jundiaí fazem acompanhamento de casos suspeitos de dengue

UBSs de Jundiaí fazem acompanhamento de casos suspeitos de dengue

Jundiaí está promovendo iniciativas para diminuir os 1.471 casos suspeitos de dengue, registrados entre 01 de janeiro e 18 de abril. Apesar do número elevado, o sistema de atenção básica de saúde do Município tem garantido o atendimento e o acompanhamento dos casos no território, com ofertas de exames nos casos indicados. A ação faz parte da vigilância em saúde e uma das premissas da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) para o cuidado com a população.

Uma das UBSs que tem acolhido usuários com queixas de dores no corpo, febre alta repentina, dores nas articulações e no fundo dos olhos é a do Jardim São Camilo, que registra 139 casos positivos de dengue. Entre as ações determinadas pela UGPS para o maior conforto aos moradores foi a realização do exame laboratorial pela própria cidade. Até o ano passado, os exames eram colhidos e encaminhados para laboratórios do Estado, que demoravam até 30 dias para o retorno do resultado.

Em cada caso suspeito uma série de ações são desencadeadas pelas equipes de saúde como a investigação e a orientação, seguidas, se necessário, por ações complementares de eliminação de criadouros e bloqueio. Nesta semana as ações contra os mosquitos transmissores da dengue, Aedes aegypti, estão direcionadas para as regiões dos bairros Vila Arens, Jardim do Lago e Vila Hortolândia.

Leia também

Jundiaí alcança 66% da população adulta com duas doses de vacinas contra COVID-19

Dos 426.935 habitantes de Jundiaí projetados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com