Home / Opinião / Um relato sobre educação
hildon-200821

Um relato sobre educação

Não falarei por todos educadores e educadoras, falarei por mim, professor de filosofia há quase sete anos. O momento é de desprezo para com a minha profissão. As aulas online refletem os efeitos diante da nossa quarentena prolongada e que foi categoricamente desrespeitada por muita gente.

Os dias têm me colocado entre depressão e ansiedade.Dou aulas para ensino fundamental II e médionuma escola particular. A rotina é a de produção infinda dos conteúdos, cobrança de estudantes, agendamento de reuniões online, manuseio intenso com a tecnologia e o desespero diante da minha conexão de internet que é péssima – oscila diariamente. Desde março, puro estresse. Ausência de diálogo real com estudantes, exigências de metas e prazos burocráticos que toda instituição faz – as notas vêm antes da qualidade do conteúdo.

Minha saúde e vida pessoal têm deteriorado muito nos últimos meses. Tive férias em julho, foi uma pequena pausa que não foi capaz de diminuir o desassossego e o trabalho – home office não é liberdade no ofício de professor, o contrário é que é bem verdade. Não tenho horas de descanso, muitas noites são insones. Os momentos do lazer e entretenimento foram suspensos.

Após a pandemia deste vírus outra irá chegar; a da depressão. Como docente me sinto esgotado, enfraquecido e sem qualquer perspectiva de melhoras, seja ela financeira ou profissional. Se você é professor ou professora irá me compreender. O descaso está destruindo o que resta de educação neste país.

Leia também

hildon2509

Eu, o coach do fracasso bem-sucedido

Semana passada um amigo meu dos tempos da escola me ligou e disse: – Cara, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com