Home / Opinião / Vamos de bicicleta
nalini1110

Vamos de bicicleta

O meio mais eficiente e saudável de transporte é a bicicleta. Ao menos no que diz respeito ao consumo energético. Ao aproveitar a energia muscular do homem, cujas calorias se transformam no movimento de locomoção, a bicicleta aproveita essa energia numa proporção de 25%, enquanto que o “andar a pé” tira proveito de apenas 5% da energia muscular disponível. O automóvel aproveita 10% das calorias contidas no combustível. Pode atingir até 20% em condições excepcionais. Por isso, a bicicleta é a melhor receita. A ciclovia é algo presente em todas as grandes cidades do mundo e o ciclismo, além de saudável, é inspirador. Remove angústia e ansiedade.

A pandemia reduziu as emissões de poluentes e a sensação de ar mais leve incentiva o uso da bicicleta. Hoje há mais de 70 milhões de bikes em circulação no Brasil. Somos o quarto maior produtor desse veículo no planeta. Elas não poluem, constituem opção real de locomoção.

Um grave problema brasileiro é o do condutor de automóvel que se considera onipotente quando à direção. Abusa da velocidade, não respeita as regras de trânsito e parece não se incomodar com a proteção da vida alheia. Muitos ciclistas foram mortos por motoristas imprudentes. Reduzir esse índice é conferir um grau civilizatório superior a uma sociedade que às vezes parece regredir. Outra vantagem da bicicleta é que ela não comporta aglomeração. A bicicleta coloca o ciclista em contato com o oxigênio, é um veículo barato, ajuda a manter a higidez ecológica e colabora com o fortalecimento das condições físicas

Leia também

nalini-2510

A democracia está no fim?

Muitos livros foram escritos sobre o fim da democracia, com a chegada de líderes populistas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com