Home / Destaque / Várzea Paulista apresenta evolução com administração consciente

Várzea Paulista apresenta evolução com administração consciente

Durante os últimos meses, por maios que parte dos moradores de Várzea Paulista não tenha percebido, o município tem evoluído com as mudanças que vêm acontecendo continuamente desde 2013.Com as conquistas, a Várzea Paulista de 2019 com certeza já não é a mesma. Tanto que tem atraído novas empresas e outras fontes de geração e renda, que vêm alavancando a economia e com isso melhorando a qualidade de vida de seus habitantes.

Segundo destaca a prefeitura, um trabalho de reconstrução, que tem como base, o respeito pelo dinheiro público, a austeridade administrativa, a responsabilidade fiscal e a inovação, que tem garantido ao longo desses seis anos, viabilizar grandes obras como o Viaduto da Ponte Seca, reurbanização da Vila Real,recapeamento ou pavimentação de mais de 300 ruas (o que representa mais de 40% do total de vias na cidade), elevação da taxa de coleta e tratamento de esgoto de 3% para mais de 94.4%.

A administração também revolucionou a educação, elevando a nota do Ideb para uma das melhores no Aglomerado Urbano de Jundiaí (acima da média estadual). No campo dos recursos humanos reduziu significativamente o número de cargos comissionados e vem pagando as dívidas com o Fussbe (Fundo de pensão dos servidores municipais). Além disso, ainda alcançou o equilíbrio fiscal, com o superávit financeiro de mais de R$13 milhões em 2018, o que deu nota “A” para Várzea Paulista em sua capacidade de honrar seus compromissos financeiros (no AUJ, apenas Louveira também tem essa nota). Diante dos desafios, a atual gestão destaca que não fez mais que a sua obrigação, ao se tornar uma “prefeitura que faz”. Veja algumas das realizações:

 

3 - 3415 - 15

Viaduto da Ponte Seca

A construção, além de desafogar o trânsito, valoriza a região, levando melhorias aos moradores e permitindo a vinda de investimentos.

Reurbanização da Vila Real

O conjunto de obras, iniciado em 2017, transformou o bairro com ações como: pavimentação e drenagem em 36 vias; 12 escadas hidráulicas; canalização parcial do córrego da Rua Ilha Bela; novo trevo, entre a Rua Ilha Bela e Avenida Marginal do Rio Jundiaí.

Ajuste Fiscal

Desde 2013, a Prefeitura de Várzea Paulista fez vários esforços financeiros para reduzir gastos e equilibrar as finanças do Município. Em 2018, a administração municipal zerou o déficit e alcançou o superávit fiscal de R$ 13.089.822,17.

Quarteirão da Saúde

A Prefeitura criou, entre o Quarteirão da saúde – composto pela UPA (Unidade de Pronto Atendimento), Hospital Municipal, Poupatempo da saúde. O equipamento unifica diversos serviços de saúde para a população e facilita a chegada dos pacientes.

22 - 226 - 6

Esgoto

Com um índice de 94,4% do tratamento de esgoto, o esforço da Prefeitura, em parceria com a Sabesp, rendeu à administração varzina o Prêmio Excelência no Atendimento de Água e Esgoto, oferecido pela Abes (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental), em abril de 2018.

Asfalto novo

Várzea Paulista está próxima de completar 300 vias públicas recapeadas ou asfaltadas, desde 2013. A Prefeitura gerenciou os diversos trabalhos, frutos de investimentos federais, estaduais e municipais. A mobilidade urbana é muito importante para garantir um trânsito mais seguro e atrair novas empresas.

24 - 2417 - 17

Ideb

Várzea Paulista alcançou a nota de 6,5 no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), em setembro de 2018. A cidade superou a média nacional – de 5,8; a média estadual – 6; a média das redes municipais – 5,6; e a média da rede pública – 5,5. O Ideb varzino teve um crescimento de 23% entre 2011 e 2018.

Praça CEU

Em 2015, a Praça CEU, com diversos espaços de lazer, foi inaugurada. Atualmente, o auditório é um dos Pontos MIS, programa estadual que promove sessões de cinema e oficinas gratuitas. O Telecentro sedia diversos cursos gratuitos de informática.Além das áreas para práticas esportivas, o Cras Central está presente para atender os munícipes.

Córrego Bertioga

Em abril de 2018, a Prefeitura realizou plantio de palmeiras no trecho próximo ao supermercado Boa,entre a pista feita recentemente e o córrego, e um calçamento entre as Avenidas Bertioga e Fernão Dias Paes Leme. O espaço, no qual pessoas já fazem caminhada, ficou mais agradável.No segundo semestre de 2016, a Avenida Bertioga recebeu 15 novos postes, entre a Avenida Fernão Dias Paes Leme e a Rua Atroaris. A Prefeitura em breve deve realizar uma canalização abaixo da linha férrea, o que deve solucionar definitivamente o problema de alagamentos, com a terceira fase também concluída.

Vida volta ao Bertioga

Trabalhos recentes da Prefeitura, em parceria com a Sabesp, permitiram a identificação de peixes e aves no córrego, no primeiro semestre de 2018.

20 - 20 19 - 19

Ecoponto

O local destinado ao descarte ambientalmente correto de materiais como blocos, cerâmica, areia, gesso e vidro, foi inaugurado em maio de 2015. O espaço funciona na Rua Atroaris, 348 — Jardim Continente, de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas; e aos sábados, das 8 às 13 horas.

Nova travessia Rua Sorocaba

Inaugurada em maio de 2016, travessia que liga dois trechos da Rua Aparecida do Norte reduziu tempo de viagem entre os bairros Jardim América I e Jardim Paulista em 5 minutos. O trajeto ficou 1 km menor.

Facilita

Em janeiro de 2015, a Prefeitura inaugurou oficialmente o Facilita, que representou uma grande reestruturação nos serviços públicos. O equipamento beneficia a população e os funcionários municipais, concentrando, em um só local, todos os serviços que realizam atendimento ao público. Dentre outros atendimentos, existem, no Facilita, o Procon, Unidade Gestora de Finanças, Unidade Gestora de Meio Ambiente, Secretaria de Obras, PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), Banco do Povo e uma unidade do SEBRAE. O Facilita fica na Rua João Póvoa, 97 — Centro. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas.

Moderniza

No final de 2018, a Prefeitura de Várzea Paulista deu início a um programa bastante inovador: o Moderniza. O grande pacote de ações vai modernizar os serviços públicos prestados pelo Governo Municipal, com medidas como a nova rede interna de internet, mais eficiente e barata, e o novo sistema unificado de gestão de dados.

12 - 43 13 - 44

Reforma e ampliação de UBS

Em agosto de 2015, foram concluídos trabalhos que atenderam a uma antiga reivindicação da população. A unidade, reformada e ampliada, teve aumento de 130 m² em sua área, para melhor atender os pacientes.As obras da USF (Unidade de Saúde da Família) da Vila Real foram iniciadas neste mês. Hoje, um prédio novo, moderno e amplo, A Nova UBS no Jardim Cruz Alta. atende mais de 2 mil pessoas ao mês.

Centro de Esportes da Marajó

Em 19 de março de 2017, como parte das comemorações do 52º Aniversário de Várzea Paulista, um amplo espaço foi entregue à população, com campo de futebol, pista de caminhada iluminada, vestiários e um parque de diversão para as crianças.

Creche e salas de aula

O Cemeb (Centro Municipal de Educação Básica) Profª Juvelita Pereira da Silva recebeu duas novas salas de aula, em 2016. Os novos espaços criaram mais 120 vagas para alunos na escola. Em 2012, a creche Arnaldo Netto foi inaugurada em março de 2018. Hoje, as modernas e amplas instalações atendem 268 alunos, de 0 a 3 anos.

Segurança

A Prefeitura tem atuado para renovar a frota municipal. A GCM (Guarda Civil Municipal) ganhou oito viaturas, de 2013 a 2019. Já a Guarda Ambiental ganhou um novo espaço, dentro do Clube de Campo da Cica, no Sítio do Mursa, em outubro de 2016. O ponto é estratégico para atender à demanda ambiental da cidade.

Novo Parque Chico Mendes

Em 2017, foram concluídos trabalhos que originaram uma área aberta de 12.471,20 m², com grama, pista de caminhada de 1.500 metros lineares, paisagismo, entre outras benfeitorias.

28 - 28 29 - 29

Chegada de grandes empresas

De dezembro de 2012 a dezembro de 2018, houve aumentos como os do número de indústrias, de 484 para 862 e comérciosde 1.932 para 4.583. O número de MEIs (microempreendedores individuais) foi de 425 a 5.655 (aumento de 1220,59%) e o de prestadores de serviço saltou de 3.665 para 5.655. De janeiro de 2013 a janeiro de 2019, o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) gerou 14.400 empregos para varzinos, média de seis vagas por dia.

Novo transporte municipal

Após um amplo trabalho realizado pela Prefeitura, em agosto de 2017, a empresa Viação Sumaré, vencedora da licitação do transporte coletivo entre bairros, assumiu o serviço. O novo trabalho trouxe diversas melhorias para os passageiros.

Leia também

Correios decidem manter os preços das encomendas

Estatal registrou um aumento de 40% no volume de encomendas   Os Correios anunciaram a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com