Home / Destaque / Várzea Paulista inicia Semana Nacional de Trânsito com palestra educativa

Várzea Paulista inicia Semana Nacional de Trânsito com palestra educativa

 

Especialista Eliseu Ruiz forneceu boas orientações para evitar acidentes aos presentes; autoridades também tecem palavras de incentivo

Nesta segunda-feira (18), uma cerimônia marcou o início da Semana Nacional de Trânsito em Várzea Paulista, na Câmara Municipal da cidade. A palestra com o tema “Minha Escolha Faz a Diferença no Trânsito”, o mesmo da programação da semana, foi o principal momento do evento, bastante didático, e precedido por palavras encorajadoras das autoridades presentes. “Nosso objetivo é persistir até que o trânsito esteja mais seguro”, declarou o gestor municipal de Trânsito, Oseas Martins.

O palestrante, Eliseu Ruiz, atualmente é consultor do Cevat (Centro Educacional de Valorização no Trânsito) e foi coordenador de cursos no Detran-SP, por mais de 20 anos. Com sua vasta experiência, fez questão de ressaltar a importância dos cuidados diários para evitar acidentes. “Desconhecer trânsito pode levar à morte, o que não acontece, por exemplo, quando não se sabe fazer um cálculo matemático ou falar o português corretamente”, complementou.

Várias atitudes cotidianas ajudam a evitar tristes episódios, segundo o consultor. Nesse sentido, agentes públicos precisam dar o exemplo e não fazer como o motorista de um senador, que estacionou um carro oficial em uma área na qual isso era proibido, em um caso demonstrado pelo palestrante, com uma foto. “Condutores representam autoridades e precisam ter responsabilidade, para levar a população a respeitar as regras existentes”, alertou.

Em sua exposição, Ruiz também destacou as diretrizes legais que permitem à União legislar sobre trânsito e, aos outros entes políticos, fazer leis sobre transporte.

Semana transito2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O formador explicou que a Semana Nacional de Trânsito faz parte da Década de Ação pela Segurança no Trânsito (2011-2020), instaurada pela ONU (Organização das Nações Unidas), em 2011. Naquele ano, o órgão identificou que os acidentes de trânsito consistem em uma das principais causas de morte em todo o mundo. “A ONU recomendou que os acidentes fossem reduzidos em pelo menos 50% até o final desse período, algo que o Brasil acatou e esperamos conseguir cumprir”, completou Ruiz.

O prefeito Juvenal Rossi elogiou o trabalho já realizado pela Unidade Gestora de Trânsito, que tem tornado Várzea Paulista uma das cidades mais seguras na área. Na avaliação do gestor, o trabalho de prevenção, com a conscientização, ainda é o melhor caminho para modificar comportamentos e garantir maior segurança entre pedestres e motoristas. “A imprudência, além de todos os riscos, gera gastos públicos. Muitas vezes, a construção de uma lombada poderia ser evitada se fosse respeitada a velocidade máxima do local”, exemplificou.

Segundo o gestor municipal de Trânsito, Oseas Martins, o trabalho educativo deve perdurar na cidade, para que os resultados sejam cada vez melhores. “O CTB (Código de Trânsito Brasileiro) completa 20 anos em 2018 e ainda temos a multa por não usar o cinto de segurança como uma das mais aplicadas no município”, apontou.

Educação visual e muito trabalho

Quem também elogiou a Semana Nacional de Trânsito foi o vice-presidente da Câmara Municipal, Weslen Campos. Em seu entender, a  iniciativa certamente trará um enriquecimento aos participantes. “Gostei das palavras presentes camisetas que vocês (funcionários da Unidade Gestora de Trânsito) estão usando – ‘Atenção, gentileza, respeito’. Com essas atitudes, teremos um trânsito muito melhor”, elogiou o parlamentar.

O comandante da GCM (Guarda Civil Municipal) varzina fez questão de enaltecer o serviço prestado pelos agentes de trânsito da cidade. “Quero agradecer a esses servidores, que têm aplicado o que já aprenderam em sua carreira e têm levado o trânsito da cidade a se desenvolver. É um trabalho árduo que está sendo muito bem feito”.

Alerta e lembretes

Durante o evento, também foi exposto um vídeo bastante chocante com anúncios de conscientização, que expõem trágicos acidentes com mortes e tristes lembranças em familiares e conhecidos das vítimas. Após a exibição, o coordenador de Operações e Educação de Trânsito da cidade, Carlos Ferreira, reforçou a importância da direção defensiva e do trabalho preventivo realizado pelos agentes de trânsito em Várzea Paulista.

Todos os presentes ganharam um kit, com um saco de lixo para carro, estilizado; um material informativo contendo orientações como “Se for dirigir, não beba!”; e dois gibis infantis sobre educação no trânsito.

Semana Nacional de Trânsito em Várzea Paulista

20 de setembro, 9 horas

Palestra na empresa Transkompa – tema: “Trânsito Seguro”;

 

21 de setembro, 14 horas

Palestra a alunos do Centro Educacional e Fundamental Tia Edineide (Vila Santa Terezinha) – tema: “A Criança no Trânsito”;

22 de setembro, das 15h30 às 17 horas

Pedágio educativo na Avenida Fernão Dias Paes Leme – Centro –Várzea Paulista (ponto próximo ao Fórum), com a distribuição de kits iguais aos da palestra de abertura;

23 de setembro, das 10 às 12 horas

Pedágio educativo na Avenida Fernão Dias Paes Leme – Centro – Várzea Paulista (ponto próximo ao Banco do Brasil), com entrega de kits do mesmo tipo.

Leia também

Passeio Giro Vechio reúne 100 ciclistas com bikes antigas percorrendo estradas e propriedades rurais em Louveira

Evento na Estação Ferroviária teve exposição, gastronomia e shows para marcar o centenário da primeira …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com