Home / Meio Ambiente / Várzea Paulista oferece à população meios para contribuir com a preservação ambiental

Várzea Paulista oferece à população meios para contribuir com a preservação ambiental

O Ecoponto é um espaço para manter a cidade limpa e prevenir o descarte incorreto de materiais. Todo cidadão tem direito de descartar até 1m³, o que corresponde a uma caçamba de pick-up pequena de entulho, totalmente gratuito. No local o cidadão pode descartar os seguintes materiais: pisos, blocos, cerâmica, areia, vidro, metais, pneus, louças, reboco, móveis (desmontados), plástico, madeira, pallets, pontaletes, concreto, eletrônicos, telhas de cerâmica, eletrodomésticos e um espaço exclusivo para gessos. Mas alguns materiais não podem ser descartado na Ecoponto: pilhas, colas, óleos, tintas, resinas, baterias, amianto, lâmpadas, lixo industrial, lixo hospitalar, lixo doméstico, materiais orgânicos e produtos químicos.

O Ecoponto fica na Rua Atroaris, número 348 – Jardim Continente e funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas; e aos sábados, das 8 às 13 horas. Nos dias de funcionamento, os funcionários se revezam para que o Ecoponto receba os materiais, de forma ininterrupta. O espaço só fecha aos domingos e feriados.

O Viveiro Municipal Mudas está localizado no Parque Ecológico Chico Mendes e distribui gratuitamente exemplares de árvores nativas para a população. Além de produzir as próprias mudas, o local também recebe espécies de compromissos ambientais. As mudas são utilizadas principalmente para reflorestamento, recuperação de áreas degradadas, cumprimento de TCRAS (Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental) e arborização urbana, além da doação de mudas aos munícipes.

De acordo com o coordenador de Meio Ambiente Rafael Tamberlini, a equipe está apta para indicar a melhor muda para cada área. Segundo ele, as mais pedidas são as mudas para calçadas. “Nestes casos temos mudas de Ypê Amarelo, Resedá, Aroeira Salsa, Oiti, Quaresmeira, Sibipiruna, Canafistola, entre outras”, informa.

Essa orientação é importante para evitar problemas que ocorreram no passado, com o plantio de árvores de grande porte e que tiveram que ser podadas. “Conhecendo o local onde o morador deseja plantar sua árvore, podemos indicar a espécie mais adequada e prevenir problemas no futuro”, relata Tamberlini.

Doações

Os interessados devem fazer primeiramente um pedido à Unidade Gestora de Meio Ambiente, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, pelo telefone 4606-8673. É necessário o preenchimento de uma ficha cadastral, já que a árvore deve ser plantada somente dentro do município de Várzea Paulista. O limite é de uma árvore por munícipe.

O morador também receberá orientações sobre os cuidados de cultivo e qual espécie é mais indicada para cada área. Depois, é necessário retirar a muda no Viveiro Municipal. O atendimento ao público é das 9 às 16 horas, de segunda a sexta-feira. O serviço está localizado na Rua Guarujá, 276 – Jardim América II.

Leia também

Chove chuva! A Defesa Civil do Estado de São Paulo informa que, entre esta quarta-feira (5) e o sábado (8), a possibilidade de tempestades seguidas por raios, ventos e granizo.

A Defesa Civil do Estado de São Paulo informa que, entre esta quarta-feira (5) e …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com