Home / Cultura / Várzea Paulista recebe apresentações da peça “Gordofolia” a partir deste sábado (26)

Várzea Paulista recebe apresentações da peça “Gordofolia” a partir deste sábado (26)

Na tentativa de abranger maiores públicos, muitas campanhas publicitárias pregam a diversidade dos corpos como algo positivo. Contudo, são esquecidas pelo caminho reflexões importantes para que a mudança de estigma seja real e contribua com uma sociedade menos fóbica e mais consciente sobre essas diversidades.

Assim, a partir de vivências coletivas e experiências pessoais, o grupo jundiaiense Gatos Gordos criou o espetáculo Gordofolia, que questiona os padrões estéticos estabelecidos pelo senso comum, assim como as pressões que os acompanham e transformam muitas vidas em desafios diários de auto aceitação e sofrimento.

Como o nome sugere, a peça é protagonizada por três atores gordos – André Farias, Lisete Pecoraro e Vivi Masolli. O grupo surgiu em 2017, no Dia do Teatro e do Circo, como potência questionadora dos padrões impostos e “pela liberdade de ser, comer, vestir e fazer o que quiser”, como dizem.

“Meu desejo é colocar todas as possibilidades do meu corpo no palco, não me interesso mais em emagrecer para me encaixar nos personagens ditos não fazerem o meu perfil”, conta a atriz Vivi Masolli, sobre a oportunidade de protagonizar corpos marginalizados pela sociedade como o seu próprio.

O texto de Gordofolia, uma obra original do grupo, foi desenvolvido a partir das experiências dos atores e de outros membros da equipe, também pessoas gordas, e foi contemplado em edital do Programa de Ação Cultural do governo estadual (ProAC) que fomenta a produção de espetáculos inéditos e temporadas de teatro, e será apresentado em quatro cidades da região (Cabreúva, Francisco Morato, Franco da Rocha e Várzea Paulista).

As apresentações acontecerão em duas datas, 26 de maio no CEU Várzea Paulista e 23 de junho no Parque Chico Mendes, respectivamente às 19  e 10 horas, sempre com entrada gratuita. O espetáculo é indicado para todos os públicos, em especial para os adultos, e tem apoio da Prefeitura Municipal. Apesar do ar cômico, Gordofolia escancara as realidades das pessoas gordas, as relações com seus corpos e como a sociedade reforça opressões – subtraindo a relevância dessas questões e vidas –, para propor ao público reflexões importantes sobre um tema tido meramente como patológico ou fruto do desleixo.

Leia também

Guardas detém motorista que atropelou adolescente no Jardim do Lago

A Guarda Municipal de Jundiaí deteve um homem de 34 anos após ter atropelado um …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com