Home / Destaque / Você conhece a ‘Doença do Beijo’? Saiba que ela afeta principalmente crianças

Você conhece a ‘Doença do Beijo’? Saiba que ela afeta principalmente crianças

Quem não gosta de beijar os filhos e receber como retribuição um sorriso? Pois é, muitos pais têm o hábito de beijar as crianças na boca e este hábito pode transmitir Mononucleose Infecciosa, causando a ‘Doença do Beijo’. O alerta é da médica pediatra Claudia Conti do Grupo São Cristóvão Saúde.

Ela explica que, por ter a saliva como principal condutora do vírus Epstein-Barr (EBV), a Mononucleose afeta principalmente as crianças. “O contágio também pode acontecer por meio do compartilhamento de objetos pessoais até de outras crianças, por exposição à tosse ou espirro”, esclarece, destacando que a melhor maneira de prevenir a doença é evitar que a criança leve à boca objetos utilizados por outras crianças ou adultos. “Os pais de crianças pequenas evitem beija-los na boca e sempre higienizem as mãos antes de pegá-los no colo. Dessa maneira, reduzem bastante o risco de contaminar as crianças”, orienta.

Como ocorre a contaminação

Após o contato, o vírus fica incubado por cerca de quatro a oito semanas antes de se manifestar. O infectologista Jorge Isaac Garcia explica que, muitas vezes, a doença é confundida com uma gripe, pois a pessoa apresenta sintomas semelhantes, como febre, fadiga, dor e inflamação na garganta, dor de cabeça e sensação de mal-estar. “Ao apresentar o quadro de mononucleose, o indivíduo excreta o vírus até 18 meses após a infecção”, afirma o médico. “Nesse período, ele pode infectar outras pessoas durante contato próximo ou prolongado”, complementa.

 

Leia também

Jundiaí registra 1 óbito nesta nesta terça-feira (19), e cidade chega a 1601 óbitos causados pela Covid-19

A Prefeitura de Jundiaí informa que, nesta terça-feira (19), recebemos uma notificação de óbito de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com